Letrarium Publicações
Dados sobre a Autora
  Letrarium Publicações
Letrarium Publicações
Letrarium Publicações
 
Letrarium Publicações
Av. Defensores de
Chaves, 89 - 3º
1000-116 Lisboa

Contacto com a Autora / Editora:
mtg1@sapo.pt

MARIA TERESA MAIA GONZALEZ nasceu em Coimbra, em 1958, e é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Franceses e Ingleses – pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

Foi professora de Português, Inglês e Francês, no ensino particular e público, entre 1982 e 1997, em Alverca do Ribatejo, Manique e Lisboa.

Recebeu o Prémio Verbo-Semanário, juntamente com Mª do Rosário Pedreira, pelo livro «O Clube das Chaves entra em acção», em 1989.
Maria Teresa Maia GonzalesDa sua obra constam sobretudo romances juvenis, sendo também da sua autoria histórias infantis, poesia, contos, ficção para adultos e uma colecção juvenil de peças de teatro.

Do seu livro mais conhecido, «A Lua de Joana» (traduzido e publicado em cinco países estrangeiros: Albânia, Alemanha, Bulgária, China e Espanha), foi feita uma adaptação para teatro por Ana Lúcia Galinha, tendo sido levada à cena pelo grupo Artyaplausos, em Lisboa e noutras cidades do País, em 2007, 2008 e 2009.

Por ocasião do 15º aniversário da 1ª publicação, a editora BABEL fez uma edição especial, de capa dura, para apresentar «A Lua de Joana» num lançamento na Biblioteca Nacional, em Fevereiro de 2010.

Estão, também, traduzidos e publicados noutros países os seguintes livros:

«Boas férias, Miguel!» (ed. Presença), publicado na Bulgária, a colecção «Histórias do Céu» (ed. Lucerna), publicada na Polónia, «Os óculos do Mágico» (Ed. Verbo), publicado na Bulgária.

Estão também traduzidos para a língua búlgara os livros «O Guarda da praia», «Voa comigo!», «Gaspar e Mariana», «A fonte dos segredos» e «Cartas da Beatriz».

O livro infantil «A avó e eu» (coleção «A minha família e eu») foi publicado em Itália, em 2011.

O livro juvenil «Cartas da Beatriz» (ed. Letrarium Publicações) foi publicado na Hungria em 2012.

Maria Teresa Maia GonzalesVários livros juvenis da sua autoria foram seleccionados para o concurso nacional «OLIMPÍADAS DA LEITURA», entre eles, «Gaspar & Mariana», «A Fonte dos Segredos» e «O Guarda da Praia».

Foram publicados alguns CONTOS inéditos da sua autoria nas revistas: Cais, Barata, Família Cristã.

Colaborou mensalmente com um artigo na revista Família Cristã, de Dezembro de 2008 a Dezembro de 2009.

O seu conto «Mãe Aparecida» foi publicado no livro «Nossa Senhora na História de Portugal», publicado pela editora Lucerna.

Em 2010, foi filmada, nos estúdios da Universidade Nova de Lisboa (Departamento de Com. Social), para o site do Plano Nacional de Leitura, uma apresentação, feita pela autora, do livro infantil «O Castelos dos Livros» (ed. Verbo). O lançamento deste livro contou com a amável colaboração do Dr. Pedro Strecht e teve lugar no auditório da livraria Byblos, em Lisboa.

Desde 1990, visita regularmente bibliotecas e escolas em todo o País, onde as suas obras são usadas com objectivos pedagógicos, nos vários níveis de ensino.

Foram aconselhadas pela CASA DA LEITURA (Fundação Calouste Gulbenkian), as obras: «Sempre do teu lado – carta de um cão»,  «A mãe e eu», «O pai e eu», «A minha irmã e eu», «O meu irmão e eu», «O avô e eu», «A avó e eu», «O meu primo e eu», «A minha prima e eu», «O tio e eu», «A tia e eu».

Várias dezenas de títulos desta autora constam do PLANO NACIONAL DE LEITURA.

Letrarium Publicações
Nota Editorial
Dados sobre a Autora
Literatura infantil
Letrarium Publicações
Literatura juvenil
Letrarium Publicações
Literatura para adultos
Outras obras
Eventos
Parceiros
Links
Localização
Contactos
Institucional
Letrarium Publicações Letrarium Publicações
Copyright © 2010 Letrarium Publicações . Desenvolvido por Helcadesign Letrarium Publicações
Letrarium Publicações